Eaí pessoal, venho desejar um feliz dia das crianças para quem ainda espera sua carta de Hogwarts há alguns anos (coruja lerda a minha, está atrasada há 9 anos)... Então para comemorar esse dia, bora falar sobre um livro tido como ‘infantil’? Então beleza, vem com tudo Aslam,seu gato,ops,leão...


As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis
Páginas: 752
Editora Martins Fontes

Sinopse:

Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia.

Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.
                                                                        Skoob.



     Bem, o Volume Único de ‘As Crônicas de Nárnia’ é composto por 7 crônicas, que são:
     O Sobrinho do Mago; O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; O Cavalo e seu Menino; Príncipe Caspian; A Viagem do Peregrino da Alvorada; A Cadeira de Prata e A Última Batalha... Mas hoje vamos focar no primeiro livro que foi publicado, chamado ‘ O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa’.

      Tudo começa, quando quatro crianças: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia tiveram que sair de Londres, pois estava acontecendo uma terrível guerra e vários ataques aéreos, então eles vão morar na casa de um professor já de idade. Enquanto as crianças estavam brincando dentro dessa grande casa, Lúcia (a mais nova), descobre um guarda-roupa com uma espécie de passagem  secreta para um outro mundo mágico, um mundo onde há sempre inverno, mas nunca o Natal...o mundo de Nárnia!

      É nesse mundo fantástico que conhecemos todos os nossos queridos e temíveis personagens, entre eles: A Feiticeira Branca, Sr. Tumnus, Aslam,e vários personagens mitológicos e mágicos – além de animais falantes. Vemos como essas queridas crianças amadureceram e acabaram tendo suas personalidades moldadas, mesmo tendo cometidos vários erros antes (está perdoado Edmundo).

      Pra quem gosta da temática fantástica, é uma ótima pedida, por mais que seja um mundo completamente diferente, é tão bem escrito por C.S. Lewis que a compreensão se torna muito fácil e a estória se torna apaixonante.

      Peraí, mas Nárnia é um ótimo livro e uma adaptação tão boa, é mesmo um livro infantil? Pela juba do Leão, querido narniano...Sim, este é um livro infantil, mas é tão mágico e com uma leitura tão fácil, que qualquer pessoa se sente no direito de entrar nesse mundo e se tornar um guerreiro por Nárnia – mesmo que você já seja uma criança com bastante idade. Mas não se preocupe,que não é um livro tido como bobo (por ser definido como infantil), muito pelo contrário, é um livro incrível para todas as idades.

      Vemos que a Nárnia pode ser considerado até um livro educacional, –aí entra aqueles clichês que é necessário ensinar as crianças (e até quem é adulto leva alguns tapas na cara) - como: a necessidade de se arrepender e de perdoar, a sinceridade de uma criança, o amor verdadeiro e o companherismo.

      E então narnianos, bora entrar nesse mundo mágico??? (Só não chamo vocês para entrarmos num guarda-roupa senão pega mal né).




      “Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um Narniano, mesmo que Nárnia não exista."

                      (As Crônicas de Nárnia)