Nada como começar por uma resenha de um livro que tem um grande valor para você, certo?
Começando pelo autor, não há como negar que Dan Brown é um grande lançador de best-sellers, não obstante um grande receptor de críticas pelo fato de seus livros carregarem ‘pensamentos’ – que na maioria das vezes não passa de ficção, como em qualquer estilo literário - contrários à sociedade, igreja, política e ciência,e esses, tomando as dores, lançam-nas como pedras em direção a esse renomado escritor.

    Então eis que vos apresento o livro que me ‘iniciou’ ao clube literário, Anjos e Demônios.







Sinopse: 

As vésperas do conclave que vai
eleger o novo Papa, Langdon é chamado às
pressas para analisar um misterioso símbolo 
marcado a fogo no peito de um físico assassinado
              em um grande centro de pesquisas na Suíça.
             Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no
             corpo da vítima é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade 
             considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade
             ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja                        Católica,seu inimigo mais odiado.

                                                                              Skoob.




    Tudo começa com Robert Langdon – professor de simbologia da Universidade de Harvard – sendo acordado com um telefonema de alguém desconhecido dizendo que precisava de sua ajuda. Era madrugada então Robert nem deu tanta atenção e desligou o telefone. Pela manhã, Robert recebe um Fax onde mostra um cadáver com a cabeça torcida e uma marca feita a fogo, onde se via um ambigrama (figura em que se você virar 180º, verá a mesma palavra escrita) escrito ILLUMINATI – um grupo que todos pensavam que estavam extintos.

    O homem do telefonema? O Diretor do CERN – maior centro de investigação. O homem que havia morrido era Leonardo Vetra, físico e padre católico, que deixou sua filha adotiva Vittoria Vetra – uma cientista forte e determinada - sozinha com sua pesquisa secreta, a ANTIMATÉRIA - uma forma de fornecer energia infinita, OU,  com apenas uma gota fazer uma grande explosão nuclear.

     A vida de nossos personagens tomam caminhos bem diferentes quando a antimatéria é roubada, e o sistema de segurança da bateria é de apenas 24horas, ou seja, se não conseguirem recuperar a antimáteria em 24horas(não, Jack Bauer não está no livro) a antimatéria explodirá e devastará tudo e todos.

    Langdon e Vittoria são levados para Vaticano, onde está prestes a acontecer o conclave , já que o antigo Papa havia falecido. Todos os cardeais já foram levados para a Capela Sistina, exceto os quatro ‘preferiti’(preferidos e com maiores chances de se tornarem o novo papa) , que ninguém sabe e nem tem notícia deles. E eis que os ‘Illuminati’ entram em ação ameaçando os líderes locais, dizendo que estão com os quatro cardeais e que vão matar um a um. Não há exigências, apenas querem se mostrar superiores a igreja e destruí-la.
      
                                 Água. Fogo. Terra. Ar. Mortes.

    E então o nosso querido pesquisador e sua nova amiga cientista entram em uma corrida contra o tempo. Será que eles vão conseguir destruir sozinhos toda uma fraternidade poderosa e salvar os cardeais? Ou melhor, salvar toda a cidade do Vaticano de uma explosão nuclear?

    Anjos e Demônios é um daqueles livros que te prendem, que te tira o fôlego de verdade, que você se vê obrigado a ler nos seus cinco minutos de intervalo, pois a narrativa é empolgante e há muita cena de suspense. Por mais que você tenha um faro investigador, será difícil descobrir o que o assassino quer e quem ele é. E então, que tal dar uma de Sherlock Holmes e dar uma chance para o livro?


Ps : Ainda não conheci uma mestra de ioga.