Ladies and gentlemen, let the Seventy-fourth Hunger Games begin!

        Jogos Vorazes? Hã,tá,nome legal, só vou dar uma lidinha na sinopse para ver se sua indicação é realmente boa e quem sabe, futuramente, eu leia..............(depois de ler a sinopse) Ohhhhh! Eu preciso ler isso, me ofereço como tributo.


Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Páginas: 400
Editora Rocco

Sinopse:

         Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


       O universo criado por Collins é um futuro distópico, depois de destruida a América do Norte, apenas uma nação surge: Panem, formada inicialmente por seus trezes distritos mais a Capital – esta última detentora de todo o poder de Panem.

       Após uma terrível guerra (abro aqui um espaço para dizer uma frase: “War, terrible war!”), onde todos os distritos se rebelaram contra a abusiva autoridade exercida pela capital – e foram dizimados por ela . Após a vitória , foi criado um jogo televisionado – uma espécie de reality show- , chamado ‘Jogos Vorazes’, onde o objetivo na realidade, nada mais é que mostrar a superioridade da Capital.As ideias dominantes numa época nunca passaram das ideias da classe dominante” (Karl Marx).

       O jogo consistia basicamente em escolher, todos os anos, através de um sorteio, um casal de cada distrito para entrarem em uma arena e duelaram até só restar um vivo, que seria condecorado como ‘O Vitorioso’. A nossa “sorteada” é a protagonista do livro, Katniss Everdeen, que é moradora do distrito mais pobre (distrito doze - responsável pela mineração), uma garota que tornou-se bem rancorosa, após a morte de seu pai em uma explosão em uma das minas de mineração, que deixou sua família completamente desestruturada (sua mãe surtou após a morte do marido e não conseguia fazer mais nada direito). Katniss torna-se a responsável da casa, caçando com seu arco para trazer o sustento para a mãe e sua irmã mais nova Prim e brigando com sua mãe,por ela ter sido um peso morto e tão imprestável por tanto tempo, deixando tudo por conta da filha.

       O modo que Suzanne criou sua personagem foi tão rico e completamente estruturada, que vemos realmente uma garota sofrida, porém extremamente forte,  bem diferente das outras protagonistas que vemos em qualquer outra série. Por o livro ser escrito em primeira pessoa, conseguimos entender todos os sentimentos e conflitos internos (que são muitos) de Katniss, e mesmo assim, ela conseguindo se levantar e demonstrando sempre força e compaixão pelas outras pessoas (mesmo em um jogo onde o objetivo é matar... mas não se engane, ela não é só uma ‘mocinha’, ela é bem perigosa,ela é a “Garota em Chamas”)

       Ah, e o garoto que vai junto com Katniss do distrito doze? Claro, não poderia faltar um romance,certo? Peeta Mellark é o companheiro de distrito de nossa protagonista, e adivinhem? Esse cara sofria de amor por Katniss na infância, mas há outra pessoa na jogada querendo conquistar o coração da garota em chamas... um triângulo amoroso bem confuso.

          - Ela tem outro cara? - Pergunta Caesar.

          - Eu não sei, mas muitos outros garotos gostam dela - diz Peeta.
 - Então, faça o seguinte. Ganhe, volte para casa. Ela não pode te recusar então, hein? - diz Caesar.
- Eu não acho que vai funcionar. Ganhar... não vai ajudar no meu caso - diz Peeta.
- Por que não? - diz Caesar, perplexo. Peeta cora um tom de beterraba e gagueja.
 -Porque... porque... ela veio aqui comigo.
(Peeta Mellark e Caesar (entrevistador dos Jogos))



      Devemos estender um tapete vermelho para Suzanne Collins, por ter escrito uma obra tão complexa e que prende tanto a sua atenção, principalmente por ser uma obra futurística, mas com críticas indiretas à nossa sociedade atual.Panem, do latim, significa Pão...Peraí, vemos o Totalitarismo de uma nação chamada Panem, uma “distração” na forma de reality show, uma pobreza incontável...alguém aí também pensou em ‘Pão e Circo’?? Além de críticas pesadas sobre a mídia, principalmente pelo modo extravagante de vestir dos cidadãos da capital, onde há uma moda sendo ditada e há a necessidade de ser seguida, além de demonstrar a futilidade dessas pessoas , que tem tanto, mas são completamente vazias.


      E como sempre, para finalizar, uma frase:

       "Bem, é melhor você aprender rápido. Você tem tanto charme quanto uma lesma morta."

(de Haymitch (mentor do distrito 12) para Katniss)